Conheça os cursos de História da Arte, Arquitetura, Urbanismo, Moda e Mobiliário

Arq. Sílvia Aline R. De Rodrigues


Arquiteta pós graduada em Patrimônio Histórico em Centros Urbanos pela UFRGS, especialista em História da Arquitetura, Mobiliário e Moda, ministro aulas em parceria com a escola de decoração PROJETHA, colaboro com artigos, sites, pesquisas e mentoria.


"O Homem que não conhece o passado, não tem inspiração para construir um futuro melhor".



arqsilviaaline@gmail.com.br

Mobiliário na Mesopotâmia (3250 Ac - 600 Ac)

A palavra mesopotânia tem origem grega e significa "terra entre rios".
Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque, civilização mais antiga da história.
Eram povos politeísta, pois acreditavam em varios deuses ligados à natureza. Quanto à política, tinham a forma de organização baseada na centralização de poder, onde apenas uma pessoa (imperador ou rei) comandava tudo. A economia destes povos era baseada na agricultura e no comércio nômade de caravanas.
Vários povos antigos habitavam essa região entre os séculos V e I a.C, entre estes povos, podemos destacar: súmérios, babilônicos, assírios, caldeus, amoritas e acádios.

Os primeiros a construir grandes cidades da mesopotânia:
- Os sacerdotes e mercadores - casa de 2 pisos
- Artesões e comerciantes - casade 1 piso
Arte mais desenvolvida foi a arquitetura não era tão notável quanto a egípcia, caracterizou-se pelo exibicionismo e pelo luxo, construíram templos que eram cópia dos existentes do ceú, de tijolos por ser a pedra escassa na região.
O Zigurate, torre de vários andares, construção característica das cidades-estados sumerianas. nas construções empregavam argila, ladrilhos e tijolos.
Mobiliário era simples incluindo bancos mesa e poucas caixas para armazenamento e as camas não eram muito usadas, só para a classe mais rica, e dormiam em esteiras sobre o chão.

 


 


 


Sumérios - excelentes arquitetos e construtores, desenvolveram os zigurates - formato de pirâmides e serviam para armazenar produtos agrícolos, como também templos religiosos. Construíram várias cidades importantes como: Ur, Nipur, Lagash e Eridu.

Zigurate (modelo)

 

A porta da cidade de Ur



Templo na cidade de Eridu

 

Placa de argila com escrita cuneiforme



Babilônios -Foram responsável pelo o 1º código de leis (que temos conhecimento). Baseando-se nas Leis de Talião ("olho por olho, dente po dente").

O imperador de legislador Hamurabi desenvolveu um conjunto de leis para poder organizar e controlar a sociedade, conforme o Código de Hamurabi, todo criominoso deveria ser punido conforme o delito cometido.

Os babilônios foram excelentes observadores dos astros - grande conhecimento da astronomia, desenvolveram o relógio do sol, um rico e´precioso calendário (para ajudar na agricultura).

Além do Hamurabi tiveram o Imperador Nabucodonosor II - que mandou construir o Jardins suspenso da Babilônia para a sua esposa, e aTorre de Babel (zigurate vertical de 90metros de altura).

Jardins suspensos da Babilônia


 

Torre de Babel


Assírios - Tinham cultura militar, a guerra era uma das principais forma de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam.

Fonte:https://anamariaamorim.blogspot.com.br/